quarta-feira, 22 de julho de 2009

AULA LITERATURA – PERÍODO COLONIAL: 21/07/2009

LITERATURA: – PERÍODO COLONIAL

01. Assinale o que não se refere ao Arcadismo:

a) Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza)
b)Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade
c) Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat ("corta o que é inútil")
d) Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras
e) Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres
02. Poema satírico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788:
a) Fábula do Ribeirão do Carmo
b) Cartas Chilenas
c) Marília de Dirceu
d) O Uruguai
e)Vila Rica
03. A respeito de Gregório de Matos, assinale a alternativa, incorreta:
a) Na poesia sacra, o homem não busca o perdão de Deus; não existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdão divino
b) Alguns de seus sonetos sacros e líricos transpõem, com brilho, esquemas de Gôngora e de Quevedo
c) As suas farpas dirigiam-se de preferência contra os fidalgos caramurus
d) A melhor produção literária do autor é constituída de poesias líricas, em que desenvolve temas constantes da estática barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas
e) Alma maligna, caráter rancoroso,relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas sátiras
Texto para as questões:
À INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em continuas tristezas a alegrias,

Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto, da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria, sinta-se triste.
Começa o Mundo enfim pela ignorância
A firmeza somente na inconstância.

04. A idéia central do texto é:

a) a duração efêmera de todas as realidades do mundo
b) a falsidade das aparências
c) a grandeza de Deus e a pequenez humana
d) a duração prolongada do sofrimento
e) os contrastes da vida

05. Qual é o elemento barroco mais característico da 1ª estrofe?

a) estrutura bimembre
b) estrutura correlativa, disseminativa e recoletiva
c) disposição antitética da frase
d) concepção teocênctrica
e) cultismo

06. (MACKENZIE-SP) Assinale a alternativa incorreta:

a) A literatura seiscentista reflete um dualismo:o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão
b) O Barroco apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos, interrogações
c) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de idéias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista
d) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um levantamento da terra, daí ser predominantemente descritiva
e) Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista

07. (UNISA) A "literatura jesuíta", nos primórdios de nossa história:
a) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral
b) tem grande valor informativo
c) está a serviço do poder real
d) tem fortes doses nacionalistas
08. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:
a) Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas)
b) Poesia épica e prosa de ficção
c) Obras de estilo clássico, renascentista
d) Poemas românticos indianistas
e) Romances e contos dos primeiros colonizadores
09- A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:
a) caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus
b) sobretudo documental
c) a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros
d) determinada exclusivamente pelo seu caráter literário
e) n.d.a.
10- (SANTA CASA) A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:

a) desiste de lutar contra o tempo, menosprezando a mocidade e a beleza
b) quer gozar ao máximo seus dias, enquanto a mocidade dura
c) descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião
d) se deixa subjugar pelo desânimo e pela apatia dos céticos
e) se revolta contra os insondáveis desígnios de Deus

11- Entre os escritores mais conhecidos do "Grupo Mineiro", estão:
b) Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cláudio Manuel da Costa
c) Basílio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga Peixoto
d) Silva Alvarenga, Mário de Andrade, Menotti del Picchia
e )Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto

12-Assinale a alternativa que indica corretamente a sucessão histórica dos estilos de época na literatura brasileira:
A-Arcadismo, Romantismo, Realismo, Barroco
B-Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo
C-Romantismo, Realismo, Barroco, Arcadismo
D-Barroco, Arcadismo, Realismo, Romantismo
13- "Deus! Oh, Deus! Onde estás que não respondes? Em que mundo, em qu'estrelas tu t'escondes Embuçado no céus? Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... Onde estás, senhor Deus?..."
Esta é a primeira estrofe de um poema que é exemplo de:
A-Lirismo subjetivo, marcado pelo desespero do pecador arrependido.
B-Lirismo religioso, exprimindo o anseio da alma humana em procura da divindade
C-Lirismo romântico de tema político-social, exprimindo o anseio do homem pela liberdade
D-Romantismo nacionalista repassado da saudade que atormenta o poeta do exílio.

"As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces." (Aristóteles)
GABARITO:1-D-2-B 3-C 4-A 5-C 6-C 7-A 8-A 9-B 10-B 11-E 12-B 13-C


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